Postura do Porteiro: Dicas, Orientações, Como Deve Agir o Porteiro?

Postura do Porteiro




 A seguir algumas dicas sobre a postura do porteiro, que se praticadas com frequência, irão contribuir muito para a melhora da imagem profissional do porteiro.

O Porteiro deve:

  • Conhecer e praticar as políticas, normas e procedimentos do estabelecimento;
  • Buscar conhecer e cumprir os horários estabelecidos na escala de serviço. Evitando atrasos ou faltas;
  • Numa eventual situação de atraso, ou necessidade de faltar ao serviço, deve comunicar, com maior antecedência possível, o fato a seus superiores, para que medidas administrativas possam ser adotadas;
  • Buscar ser sempre assíduo e pontual no serviço;
  • Apresentar-se para o serviço sempre de roupa limpa (uniforme), barba aparada, cabelo bem cortado e penteado, unhas limpas e sapatos engraxados e limpos;
  • Estar sempre bem vestido e asseado. Uma boa aparência física contribui para um ambiente de trabalho harmônico e passa um ar profissionalismo e autoridade;
  • Manter sigilo sobre as informações do local em que trabalha. Não comente sua rotina de trabalho com terceiros e nem com familiares;
  • Receber e conferir, o material distribuído ao turno de serviço, informando, imediatamente, falta, danos e etc;
  • Receber e cumprir todas as orientações recebidas;
  • Procurar esclarecer-se sobre dúvidas quanto ao serviço com o seu chefe direto, ou com outro colega mais experiente;
  • Ter o devido respeito e pronto acatamento às ordens recebidas e obediência à ordem hierárquica, não se dirigindo ao escalão superior antes de se comunicar com o seu superior imediato;
  • Manter um aspecto digno e sóbrio, evitando gestos e atitudes impróprias a função que ocupa, para impor o máximo de respeito;
  • Agir com respeito e cordialidade no trato com colegas de trabalho, funcionários e comunidade em geral, mantendo atitude, postura e comportamentos condizentes com o decoro da profissão;
  • Praticar o trabalho em equipe;
  • Agir com honestidade e integridade no trato dos interesses da organização;
  • Informar seu(s) superior(es), o quanto antes possível, quando cometer ou identificar falhas ou erros, antes que gerem problemas maiores;
  • Informar os superiores sobre ilegalidade, omissão ou abuso, de que tenha tomado conhecimento, indicando elementos de prova, para efeito de apuração;
  • Esforçar-se para aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais, de modo a poder prestar um bom serviço;
  • Zelar pela fiel execução do serviço, em conformidade com as ordens e instruções em vigor;
  • Proteger e conservar os recursos disponibilizados e não usar esses recursos, nem permitir o seu uso, a não ser para os fins autorizados;
  • Exercer, com zelo e dedicação, as atribuições do cargo/função.

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